Como segmentar o seu público-alvo?

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Atualmente, praticamente tudo o que você quiser comprar, tem alguma empresa ou loja específica que oferece. Assim como tem empresas específicas para vender os produtos, existem clientes específicos que vão adquirir a mercadoria do segmento da marca. Dito isto, cada empresa precisa conhecer as características do próprio público-alvo. Só conhecendo os clientes  é que a empresa pode lançar campanhas mais assertivas e impactar mais pessoas, sem contar que é preciso conhecer o público para saber qual a abordagem e linguagem usar e em quais mídias lançar suas campanhas, entre outros modos de atrair os clientes.

Pensando nisso, nós da Protector Brasil, te daremos algumas dicas importantes para definir seu público-alvo.

Veja também: Segmentação, o diferencial que irá aumentar seu faturamento

Faça pesquisa pós venda

Após realizar uma venda, faça perguntas para conhecer um pouco do comprador, o motivo da compra, qual problema o seu produto solucionou e etc. Além disso, analise a média da idade dos seus clientes. Com essas informações, é possível ver que os clientes tem algumas coisas em comum e traçando esses dados, irá ajudar a definir o público-alvo. Esse tipo de pesquisa tem o seu diferencial devido à fonte ser realmente um cliente e não apenas um comprador em potencial, fazendo com que as informações sejam ainda mais valiosas. Inclusive, no pós venda, é interessante fazer pesquisas de satisfação, principalmente, para otimizar o atendimento e os produtos. 

Tenha em mente o seu público-alvo

Um dos pontos fundamentais é saber qual o perfil do seu público, informações como:

– Idade.

– Classe social.

– Regiã

– Estilo de vida. 

Estes são os itens básicos que você precisa saber sobre o seu público, e com essas informações é possível saber para quem está vendendo e o que é preciso fazer para alcançar esse cliente. 

Por exemplo, uma empresa de calçados. É preciso analisar qual o tipo de calçado que essa empresa fabrica, atende ao público infantil? Adulto? Aos idosos? Vamos supor que seja para idosos que prezam, em sua maioria, pelo conforto. Logo este seria um dos pilares da abordagem, mas é necessário ter uma média de idade, dos 65 aos 80 anos, por exemplo. Qual a região que a empresa planeja vender o produto? Para cada lugar é necessário uma mídia, para cada idade é feito um tipo de abordagem, uma linguagem e para isso, é necessário ter as informações básicas do público-alvo.

Saiba onde está o seu público-alvo

É preciso saber também onde está seu público. Com as informações básicas é possível saber mais sobre quais as mídias utilizar. No caso anterior, empresa de calçados, público-alvo idosos de 65 a 80 anos, prioriza sapatos confortáveis. Uma das abordagens seria o conforto, mas e o lugar para se comunicar com o cliente? É preciso pesquisar. Pode ser no rádio ou na televisão, por exemplo. Por isso, pesquisa de mercado e de pós venda são tão importantes, elas podem oferecer informações essenciais. 

Vale ressaltar que essas perguntas podem ser feitas para qualquer tipo de público, jovem, adulto, infantil ou até em casos de empresas que trabalham com um nicho mais específico. Como: O público está pesquisando empresas do seu segmento no Google? Está em quais Redes Sociais? Recebe dicas por influencers do Youtube ou das redes sociais? Está ouvindo rádio? Assistindo televisão?

Então, respondendo perguntas como essas, você pode definir em quais veículos de comunicação é mais vantajoso divulgar sua campanha, e que trará mais resultado em menos tempo e gastando menos.

Segmente grupos de clientes

Segmentar grupos de cliente é interessante também para realizar campanhas. A empresa possui diversos tipos de produtos e um produto pode atrair um público e o outro pode não se interessar. Caso essa divisão não seja feita, a empresa pode estar perdendo dinheiro.

Por exemplo, uma livraria que está fazendo uma promoção de última hora precisa divulgar os descontos, certo? Com isso, a livraria decide enviar e-mail marketing para os clientes. Como a empresa não fez grupos de clientes segmentados, ela vai enviar os livros com desconto para toda a lista de contatos e ela envia a promoção de um livro de autoajuda para o Pedro que sempre comprou livros de ficção e fantasia e nunca demonstrou interesse por livros de outro gênero. Qual a chance do Pedro comprar o livro de autoajuda? Pouco provável. Mas, e se a livraria tivesse enviado os livros de fantasia, baseado no histórico de busca do Pedro? As chances aumentam, o cliente pode receber a mensagem, ficar interessado e querer saber mais sobre a promoção. 

Por isso, além de segmentar os clientes que se interessam nos seus produtos, é necessário separar qual produto faz mais sentido para sua lista de contatos.

Com isso, a empresa pode estar perdendo dinheiro desenvolvendo anúncios a clientes que não tem o perfil de compra do produto que você está oferecendo, mas talvez tenha interesse em algum outro, nesse caso a marca só está oferecendo o produto errado para o cliente.

Crie uma persona

Persona é como um personagem fictício criado para que possamos nos aproximar ainda mais do cliente ideal e se criado da maneira correta é um ótimo referencial para as campanhas e todos os projetos que a empresa venha desenvolver.

Com esse personagem fictício, é possível definir todo o perfil do público como: o cliente ideal se chama Pedro ele tem 28 anos, trabalha com TI, tem dias muito estressantes no trabalho e, por isso, gosta de passar seu tempo livre jogando Vídeo Game, lendo livros de fantasia e ficção e conversando com os amigos por meio das redes sociais para relaxar. Viu? Esse é um exemplo de criação da persona que pode ajudar a nortear as campanhas. 

Como a empresa tem uma ideia do que ele gosta, pode oferecer os produtos que mais se aproximam do perfil dele. E ainda sabe como encontrá-lo, ele gosta muito de redes sociais, principalmente para conversar com os amigos. Então, o meio digital seria um bom local para impactar o Pedro. Sem contar, que ele se estressa muito no trabalho, portanto, o melhor momento de enviar mensagens para ele seria fora do expediente.

Com isso, além de criar personas baseadas em pesquisas de mercado e facilitar o controle dessa segmentação, é possível conhecer melhor cada tipo de cliente. A persona não deve ser levada como se fosse o real cliente. Esse método é para criar um cliente fictício mais próximo do real, para ser um exemplo mais específico, tornando as campanhas mais fáceis de serem visualizadas. Porque quando se tem mais detalhes, é possível desenvolver projetos mais assertivos.

Mais clientes qualificados para sua campanha

Quer saber em quais plataformas seu público-alvo está? O sistema Sales Box, além de fornecer o comportamento do seu público no ambiente digital, disponibiliza contatos de clientes qualificados para o seu negócio. Com esse serviço você poderá lançar suas campanhas na plataforma que seus clientes estão, trazendo maior resultado.

Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários, estamos aqui para ajudar!

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