Entenda o comportamento dos consumidores durante e após a quarentena

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Comportamento do consumidor. Mulher está em uma loja olhando as prateleiras de produto e empurrando um carrinho de compras.
Entender comportamento dos consumidores durante e após a quarentena

Muitos especialistas têm dito que a quarentena, realizada por conta da pandemia de Covid-19, acelerou muitas mudanças no consumo da população. Segundo Luiz Arruda, responsável pela empresa de consultoria de negócios Mindset, vivemos uma antecipação do que foi apontado para ocorrer entre 2021 e 2022. Com essa rápida mudança, as empresas precisam se adaptar à nova realidade a fim de continuar impactando ainda mais os consumidores e proporcionando boas experiência aos usuários. Pensando nisso, veremos algumas pesquisas que serão essenciais para entendermos qual é o comportamento dos consumidores tanto durante quanto após a quarentena.

Veja também: Tendências do novo consumidor em 2020

Redução de gastos 

Em entrevista para a Folha de S. Paulo, Dario Caldas, fundador do Observatório de Sinais, diz que a tendência para o varejo é que funcione de maneira híbrida. Ou seja, consumo no meio virtual associado a um ponto de venda físico. Essa integração do digital e físico exige que as marcas se preocupem ainda mais com o bom atendimento, a distribuição e acompanhamento pós-venda. 

De acordo com o Sebrae, a previsão para 2020 é uma grande recessão para o Brasil e para o resto do mundo tanto por conta da redução do consumo quanto do desemprego e do PIB. Um levantamento feito pelo Instituto Locomotiva mostra que 42% da população adulta do país, que corresponde a 69 milhões de brasileiros, pretende comprar menos nos próximos meses. 

Sendo assim, as vendas podem demorar mais para aumentarem, por causa da redução da renda da população e devido ao medo de consumir sem saber quando a situação vai, de fato, melhorar no país. 

Aumento no consumo

A Kantar, empresa de pesquisas globais e consultoria de mercado, realizou uma pesquisa para entendermos melhor qual o comportamento do consumidor. O levantamento relatou que os brasileiros têm procurado atividades mais prazerosas para fazerem dentro de casa como cozinhar, ingerir bebidas alcoólicas, compras e cursos online. Sem contar o maior tempo gasto em plataformas de streaming, podcasts, músicas e até mesmo em lives. 

Outra mudança no comportamento dos consumidores foi a procura por itens de higiene pessoa, por conta da necessidade das pessoas se prevenirem do Coronavírus e se manterem higienizadas. Em contrapartida, algo que diminuiu bastante a venda foram cosméticos como maquiagens, perfumes, protetor solar, secadores de cabelo e chapinhas e etc. As pessoas passam muito mais tempo em casa e, por isso, reduziram os gastos com roupas e objetos que eram mais usados para ir ao trabalho ou para a vida social.

Aumento no uso de aplicativos

Diversos serviços de entrega tiveram um grande aumento, sobretudo o delivery de comida que cresceu 9% durante a semana e 10% aos finais de semana. Foi relatado também que 54% dos entrevistados pediram comida de 2 a 3 vezes só na última semana. Cerca de 19% dos consumidores que já utilizam os aplicativos de entrega afirmam que irão pedir mais entregas de refeições mesmo depois da pandemia. Com essa pesquisa podemos perceber que a mudança na rotina dos brasileiro vai continuar e que foi um comportamento que já estava por vir, apenas foi acelerado pela quarentena.

Além de aplicativos para delivery, os consumidores têm demonstrado grande interesse em aplicativos para entretenimento como o Tiktok, que se tornou ainda mais famoso durante esses últimos meses, atingindo a marca de mais de 2 milhões de downloads no mundo. O Zoom, aplicativo de lives, também está entre os mais procurados. Aliás das 216 lives analisadas pela Kantar nos finais de semana entre os dias 25 de abril e 31 de maio, foi constatado que as apresentações que tiveram o conteúdo transmitido por outros meios que não somente o digital repercutiram 2,6 vezes mais.

Além disso, por causa da preocupação com a pandemia, alguns veículos de comunicação tem tido um grande aumento na audiência de noticiários transmitidos pela TV e pelo rádio, principalmente por serem considerados pela população os meios de comunicação mais confiáveis.

Veja também: Quarentena acelera a mudança dos tipos de pagamento

O que os consumidores querem

Durante o levantamento, os consumidores disseram que vêem a propaganda como uma distração bem-vinda nesse momento, principalmente os comerciais que retratam cenas de tempos normais. Dos entrevistados, cerca de 78% querem saber o que as marcas estão fazendo para ajudar os funcionários. Enquanto 75% querem saber o que as empresas fazem para ajudar a comunidade. Ademais, há uma grande busca dos consumidores em saber quais são as marcas que estão contribuindo de alguma forma para melhorar a situação atual do país.

Com a pandemia a população passou a se preocupar mais com o meio ambiente. Por isso começou a cobrar ainda mais responsabilidade social e sustentável das empresas. Além disso, os compradores buscam saber o que as companhias estão fazendo para manter a produção sem agredir o meio ambiente.

Com as pesquisas podemos perceber que as marcas precisam se preocupar em ajudar tanto os funcionários quanto seus próprios clientes neste momento tão delicado que estamos passando. Apostar nos meios digitais sempre trará recompensas para o negócio, assim como se manter próximo ao cliente por meio das redes sociais.

Quer saber mais sobre as novidades do mercado? Veja outros artigos do nosso blog. 🙂

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