Como saber se posso vender para novas empresas?

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Consulta dos sócios. Mulher fazendo pesquisa no notebook.
Como saber se posso vender para novas empresas?

Pesquisas revelam que em março de 2019 houve um aumento de 11,6% de inadimplência de micro e pequenas empresas comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento totaliza 5,3 milhões de empresas devedoras. A análise de crédito, sobretudo a consulta dos sócios por meio do CNPJ, é responsável por prevenir as empresas de possíveis inadimplentes. Porém, ao mesmo tempo que temos um grande número de devedores, temos também um grande crescimento de novas empresas.

Só no 1º trimestre de 2019 tivemos um aumento de 17,2% de novas empresas. Os novos empreendimentos sempre buscam uma boa parceria, sobretudo, nessa fase inicial. Portanto, fazer negócios com essas empresas pode ser tanto uma ótima oportunidade quanto um risco muito grande, especialmente, uma empresa que acabou de começar seu histórico de pagador. Pensando nisso a Protector Brasil selecionou alguns dos principais fatores que irão te ajudar a tomar essa decisão. Então, vamos lá?

Veja também: Protesto de CNPJ e negativação: Qual é a diferença?

Consulte os sócios

Existe uma grande chance de a empresa, por ser recente, não ter restrição. Entretanto, temos alguns pontos que podem nos ajudar a obter mais informações para uma análise de crédito mais precisa. E um fator muito importante é analisar o CPF, ou seja, a consulta dos sócios. A empresa é recente, mas os responsáveis já possuem um histórico, então é recomendável, para obter mais informações, analisar o perfil dos donos. Sendo assim, com a verificação do CNPJ e a análise da consulta dos sócios, é possível saber qual a pontuação deles no score ou se possuem negativações, protestos, entre outras informações que os planos de análise disponibilizam.

Consulte a empresa

É possível obter informações sobre a empresa desde sua fundação, portanto mesmo que a companhia seja recente, podemos ter algumas informações. Como por exemplo, ver os últimos consultantes, visto que, se possuem muitos consultores verificando os dados dessa empresa, provavelmente o novo empreendedor está procurando crédito com muitas companhias e isso é suspeito, já que, por ser uma empresa recente, teoricamente, não teria tanto dinheiro para comprar de tantos lugares. Contudo, para confirmar a suspeita, é necessário analisar todas as informações, inclusive a consulta do CPF dos sócios.

Limite de crédito

Normalmente as empresas utilizam os dados do balanço patrimonial ou imposto de renda para calcular quanto a empresa tem de renda anual, e dessa forma definem o limite de crédito. Entretanto, ambas as informações só são possíveis quando a empresa foi fundada há mais de um ano.

Contudo, para empresas com menos de um ano, podemos presumir. Por exemplo, para ser considerado MEI (Microempreendedor Individual), espera-se que a receita anual seja de até R$ 81 mil. Mas, no caso da ME (Microempresa) é necessário ter uma receita bruta anual igual ou inferior a R$ 360 mil.

Portanto, é necessário analisar dentro desses valores quanto o empreendedor pode ter em crédito na sua empresa, ou seja, estipular um limite de crédito.

Veja também: Como calcular o risco de crédito

Critérios de venda

Os critérios de venda são muito bons para a prevenir a empresa de possíveis clientes inadimplentes. Pode ser usado alguns critérios como: vender somente a vista nas primeiras negociações, desse modo terá mais tempo para conhecer e criar confiança em seu cliente. Além disso, pode estipular uma entrada de 30% a 50% do valor da venda, para garantir uma parte do valor. O limite de crédito também pode ser um critério de venda, pode-se determinar uma quantia de crédito para novos clientes.

Por fim, é importante ressaltar que, além de ter uma base de dados atualizada para a consultoria, é fundamental saber analisar todas as informações disponíveis durante a consulta. Desse modo, as chances de vender para clientes inadimplentes diminui e não se perde boas oportunidades de negociar com novas empresas.

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