A politica de crédito é um documento com critérios e condições que são definidos pela empresa, antes de aprovar o crédito. As informações da politica de crédito, junto com histórico do cliente e os dados financeiros são utilizadas para formar o perfil de cliente interessante para a carteira da empresa.
Portanto, as vendas feitas a prazo, são uma das práticas mais comuns do mercado hoje em dia. De fato, eliminar quaisquer riscos e fazer uma venda com segurança, é preciso ter uma politica na empresa. Sendo assim, ela foi criada com o intuito de fazer com que haja menos riscos nas transações.
De certa forma, esses recursos podem garantir um bom fluxo de caixa, faz com que as vendas tenham um aumento relevante e ajuda na elaboração de um planejamento financeiro mais eficiente. Nesse post, vamos falar um pouco sobre ela e as suas vantagens.
O que é a política de crédito?
Como dito acima, a política de crédito é um conjunto de normas que servem para você definir se vai ou não dar crédito a uma determinada empresa. A criação da política de crédito deve ser levada em conta o momento do negócio e a sua realidade.
Ou seja, o documento não é algo fixo e imutável. Pelo contrário, deve ser alterado sempre que for preciso, de acordo com as mudanças da sua empresa.
Por exemplo, existem empresas que tiveram políticas de crédito mais flexíveis, porém em algum momento de crise, teve que fazer mudanças para evitar prejuízo.
Nesse caso, tornar o processo mais rigoroso até que as contas fiquem em dia, faz com que você fique longe de casos de inadimplência. De fato, isso evita que a situação financeira da sua empresa tome proporções erradas.
Quando deve ser usada a política de crédito?
No caso de uma empresa em expansão no mercado e tem por objetivo deixar as suas vendas melhores. É possível que ela opte por uma política de crédito mais branda. Facilitando para o cliente o acesso e a sua facilidade de compra.
Em outro caso, uma empresa que já tem um lugar bom no mercado, porém o seu número de clientes inadimplentes é consideravelmente alto, é preciso tornar a politica de crédito mais criteriosa.
Ou seja, ela passa a conceder crédito apenas a clientes que apresentam boas garantias de cumprimento da dívida. A meta nesse caso é fazer com que você reduza o ciclo de vendas, sem perder a qualidade na análise de crédito.
Para evitar calotes, os grandes bancos brasileiros estão cada vez mais criteriosos na concessão de crédito. Segundo dados da agência de classificação de risco da Fitch Ratings, os bancos reduziram a concessão de crédito no começo da crise e conseguiram adicionar um capital em torno de R$ 300 bilhões.
Definições de políticas de crédito
De fato, até empresas milionárias tem que ajustar as suas políticas de crédito. Portanto, cada situação exige uma politica de crédito específica para o momento onde a empresa se encontra.
Além do mais, a empresa pode ter mais de uma política de crédito. Ou seja, tudo depende do modelo do negócio.
- Crédito liberal e cobranças rigorosas
O acesso ao crédito é facilitado para o cliente, mas as cobranças são mais rígidas. Nessa modalidade a empresa pode ter um número maior de contemplados, mas as suas cobranças são feitas com mais agressividade, caso venha a ocorrer.
- Crédito Rigoroso e cobranças liberais
Nesse modelo a liberação de crédito é feita com a maior rigidez possível, fazendo com que tenha um controle menor sobre as cobranças. Só é liberado o crédito, quando cliente comprova que não tem problema algum para fazer o pagamento.
- Crédito e cobranças rigorosas
Tanto na aprovação do crédito até a parte da cobrança, são tapas que passam por um processo muito rigoroso. Costuma ser usado por empresas que já são fortes no mercado. Para manter a reputação, mas seletivas e críticas é a escolha de seus clientes.
- Cobranças e créditos liberais
É comum em empresas que queiram aumentar a sua cartela de clientes. Ou até mesmo, empresas que são novas no mercado fazem o uso dessa modalidade. De fato, a possibilidade de inadimplência pode não ser um risco para seu negócio, por isso é usado.
- Crédito e cobranças moderadas
É o modelo mais moderado que as empresas podem usar. Geralmente, atende as empresas que não tem uma consulta de crédito muito grande e também a sua taxa de inadimplência é baixa.
Como saber que a política está sendo eficiente?
De fato, muitas empresas não contam com uma política de crédito definida corretamente. E quando se tem uma política, são critérios generalistas que não tratam sobre o seu negócio.
Entretanto, a melhor maneira de definir como o processo pode ser feito, é fazendo uma reunião com os gestores e diretores da empresa. Saber quais as normas que mais definem a empresa.
De fato, sem uma avaliação criteriosa, pode haver sérias complicações para o negócio. Sem uma boa análise de crédito que pode mostrar os riscos que podem haver naquela determinada transação, fica difícil de saber o perigo que aquela transação pode trazer.
Portanto, toda empresa precisa ter uma política de crédito eficiente. Ela tem que trabalhar de acordo com as normas e regras da empresa. Isso faz com que os objetivos financeiros sejam sempre bem-sucedidos.
Por fim, a politica de crédito é útil em diversas finalidades, como a redução de riscos de inadimplência, ou se você quer melhorar a sua carteira de clientes. Tudo varia da finalidade do seu objetivo.