Entenda como os critérios de concessão de crédito e a política de cobrança são ferramentas muito importantes para a prevenção de maus pagadores na sua empresa.
Todo negócio em algum momento terá problemas com maus pagadores, sobretudo se a empresa vende a prazo ou realiza empréstimos. Nesse caso, é importante utilizar ferramentas para a prevenção de maus pagadores que, em casos mais graves, pode levar uma empresa à falência. Pensando em trazer negociações mais seguras para a sua empresa, temos aqui 4 dicas para se prevenir de maus pagadores.
Política de crédito
A prevenção é o primeiro passo para reduzir a inadimplência e para ter mais garantia de que o cliente é um bom pagador, é essencial realizar a consulta de CNPJ. Com essa pesquisa, é possível saber se o cliente está com pendências em aberto como: protestos, negativações e restrições. Essas informações ajudam a conhecer mais sobre o comportamento de pagamento, proporcionando maior segurança na negociação.
Em seguida temos a política de crédito que serão os critérios criados pela empresa que determinam a concessão ou recusa do crédito ao cliente. Cada companhia tem seus critérios, tornando a política de crédito muito particular. No entanto, é importante ressaltar que toda política de crédito precisa ser revista, é arriscado deixar os mesmo métodos de análise de crédito durante longos períodos de tempo.
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Um erro muito comum na política de crédito de diversas empresas é consultar o CNPJ do cliente somente na primeira negociação, e nas posteriores concederem crédito automaticamente. Entretanto, é necessário pensar que todas as empresas passam por dificuldades em alguma fase, por isso, é interessante saber qual a atual situação do seu cliente. Nesse caso, uma das maneiras de prevenção mais eficiente e que possui maior custo benefício é monitorar o histórico da sua carteira de clientes, pois um bom pagador pode se tornar um mau pagador. Sem contar que um cliente inadimplente pode se tornar um bom pagador.
Tenha uma política de crédito consistente para mostrar profissionalismo e respeito para que seu cliente priorize quitar a pendência que possui com você.
Lembrar o cliente do pagamento
Uma outra maneira de prevenir a inadimplência é lembrar o cliente de efetuar o pagamento. Nesse caso o setor de cobrança pode avisar sobre o pagamento antes da data de vencimento da fatura, para isso existem sistemas de envio de SMS em massa com a possibilidade de agendar a data e horário das mensagens. Lembrando que é possível disponibilizar a fatura na mensagem, assim é possível facilitar o pagamento, aumentando ainda mais a chance de o cliente priorizar a pendência que possui com a sua empresa.
Ademais, é necessário ficar atento aos clientes que não realizaram o pagamento, quanto antes o setor de cobrança notar o atraso e entrar em contato, maiores serão as chances de o cliente quitar a dívida.
Uma outra forma de prevenção é oferecer uma porcentagem de desconto aos clientes que efetuarem o pagamento na data correta, esse método proporciona uma motivação maior para o comprador pagar em dia.
Cadastro atualizado
Um outro ponto importante é manter todos os dados dos clientes atualizados. Dito isto, é interessante desenvolver algum tipo de política que envolve a atualização do cadastro. Por exemplo, a cada 18 meses, entrar em contato para confirmar as informações com o cliente. Ou até mesmo, vender somente após a confirmação dos dados para clientes que demoram um longo período para comprar novamente. Portanto, encontre maneiras de manter sempre o cadastro do cliente atualizado, caso precise entrar em contato para lembrá-lo de faturas pendentes.
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Tenha um setor de cobrança com a documentação organizada
A organização é fundamental em todos os setores da empresa e na área de cobrança não é diferente. Além dos cadastros estarem atualizados, é preciso ter as operações muito bem documentadas e organizadas, dessa forma, é possível ter maior agilidade na cobrança de um cliente que está com dívida em atraso.
Além disso, é possível ter fácil acesso ao histórico de cada cliente e acompanhar o processo de inadimplência, tornando o processo de cobrança mais prático. Sobretudo se for necessário realizar a negativação ou até mesmo entrar com ações judiciais. Por isso, sempre faça contratos e mantenha as notas fiscais em qualquer negociação.